5 sinais de que seu processo seletivo não está indo bem
Atrair talentos nunca foi e nunca será uma tarefa fácil para as organizações. Cada vez mais as mudanças culturais do mercado, têm influenciado na escolha dos candidatos no processo seletivo.
Antes de começar a busca por esses talentos, em um cenário tão competitivo, é importante entender a motivação que leva essas pessoas a buscarem um novo emprego. Isso porque, os processos precisam estar alinhados não apenas com a cultura da empresa, que é o mais importante, mas também com os anseios que o mercado tem mostrado.
Estamos falando não apenas dos benefícios que essa organização irá proporcionar, mas a abordagem também conta: um processo seletivo mais humanizado, com mais feedbacks para que as pessoas possam se desenvolver, independente se elas conseguirão ou não entrar para uma determinada posição.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, 34% dos funcionários estavam satisfeitos com seus trabalhos, só 13% estão ativamente desengajados e 53% não estavam engajados de nenhuma forma. Ou seja, mais da metade dos entrevistados não estão engajados em seus trabalhos e é nesse momento em que as transições de empresa e até de carreira acontecem.
E quais seriam essas motivações dos profissionais?
As pessoas têm buscado um bom lugar para se trabalhar, empresas que ofereçam um bom clima organizacional, um plano de carreira estruturado, aprendizagem contínua e claro, um bom líder, que irá acompanhá-lo e desenvolvê-lo.
Outro ponto muito importante, que tem sido levado em consideração é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e, como adendo, se a remuneração condiz com a atividade e se ela proporcionará esse bem-estar esperado.
Parece algo óbvio, mas nem todas as organizações possuem esses anseios que o mercado busca, bem estruturados. Isso acaba gerando uma quebra de expectativa das empresas para com os profissionais e vice-versa.
Apesar de ser um assunto muito falado ultimamente, muitos empreendedores ainda não têm essa visão clara do que pode estar dando errado dentro da sua empresa ou, o principal, o que está errado em seu processo de contratação.
Pensando nisso, nós trouxemos 5 sinais para você identificar que o seu processo seletivo precisa ser melhorado.
Alto turnover
Turnover é o termo utilizado para falar sobre a rotatividade de pessoas dentro de uma organização.
Ele é um indicador muito importante para diversas ações de pessoas, pois quando esse número se encontra muito alto, significa que algo está errado. Na maior parte dos casos, os profissionais contratados não se identificam com a cultura empresarial ou até mesmo com a função que está desempenhando e acaba saindo.
Quando analisamos um caso como esse é fácil identificar onde houve o gap, na contratação. Essa informação fica ainda mais evidente, quando não só a taxa de turnover é alta, mas também acontece com colaboradores com pouco tempo de casa.
Então esse é um dos alertas de que seu processo seletivo não está indo bem!
Processos muitos demorados
Sabemos que cada etapa do processo seletivo é muito importante na seleção dos novos colaboradores. Porém, um processo muito longo, com muitas etapas, muitas entrevistas, pode acabar gerando um alto nível de desengajamento dos candidatos.
É importante que todas as etapas estejam claras desde o início e que os feedbacks também sejam constantes, para que os profissionais sintam que ainda estão sendo avaliados e que eles entendam que o processo continua em andamento.
Em muitos casos, a falta do feedback acaba passando a impressão de o que processo está em pausa, a vaga foi congelada ou até mesmo que o candidato não avançou, fazendo com que ele desista.
Falta de engajamento dos candidatos
Já mencionamos no item anterior, mas é importante avaliar sempre o engajamento dos candidatos durante as dinâmicas e entrevistas.
Pessoas que estejam com baixa energia, desanimadas ou até mesmo sem interesse, são indícios importantes de que talvez o seu processo não esteja engajando os futuros colaboradores da forma correta.
Entenda se os próximos passos, desafios e a função estão claros para esse profissional.
Alta taxa de declínio de propostas
Seu processo correu super bem, mas após apresentar as propostas tem muitos declínios?
Esse é um sinal importante de alguns fatores como: talvez a sua comunicação sobre a posição não tenha sido clara, a proposta não esteja sendo bem apresentada, os benefícios não estão compatíveis com o mercado ou com o pacote que pessoa possui atualmente, não houve uma compatibilidade do candidato com a cultura da organização (fit cultural) ou houve declínio por aceitar uma contraproposta.
Caso seu processo seletivo não tenha sido bem realizado nas etapas anteriores, existe uma boa possibilidade de declínio. Avalie seu processo do início ao fim, desde a fase de abordagem, até condução de todas as etapas de entrevistas para entender o que está ocorrendo.
Algumas formas de entender esse ponto é coletar feedbacks dos entrevistadores e dos candidatos que declinaram. Assim, você conseguirá entender onde está ocorrendo o gargalo e promover melhorias.
Vale lembrar que estamos lidando com pessoas, então uma gestão e um recrutamento humanizados, pode ser um bom ponto de partida para a construção de um processo seletivo mais assertivo.
Ter um parceiro nessa jornada é importante. Deseja reduzir seu tempo de contratação e estresse com declínios? Nós da EngSearch somos especializados na contratação dos melhores profissionais para as organizações. Saiba mais sobre como podemos te ajudar!