No dia 27/09/2019 promovemos nosso 1° encontro de Líderes Industriais que atuam na região de Jundiaí/SP.

Nossa proposta foi de promover o que chamamos de “mesa colaborativa”, para discutirmos de forma construtiva os principais desafios de cada líder em suas operações industriais e de forma genuína tentarem se ajudar a resolver diversas questões.

Os principais assuntos abordados foram: dificuldades em contratar mão-de-obra especializada, digitalização / indústria 4.0, novas regras da terceirização (vantagens e desvantagens), questões ambientais etc.

Teremos novos encontros em outras cidades do interior de SP. Nosso propósito será de levar novos conhecimentos aos líderes e evolução positiva para suas operações.

 

Segue abaixo um breve resumo do evento e comentário dos líderes:

Os líderes trouxeram algumas preocupações em tornar cada vez mais suas operações competitivas. “Nos últimos 4 a 5 anos diversas multinacionais fecharam operações no Brasil em razão da alta carga tributária”.

Também demonstraram uma certa preocupação com incertezas do que virá da China, ao qual os produtos fabricados no país são mais baratos do que fabricados no Brasil e possuem uma ótima qualidade.

Algumas empresas já estão investindo em treinamento com realidade virtual.

“Uma das vantagens na implementação da indústria 4.0 é a tomada de decisões mais rápidas com o grande número de informações.”

Ainda sobre a indústria 4.0 / digitalização, o Brasil está no início deste processo, é um caminho sem volta e que as empresas precisarão capacitar cada vez mais seus funcionários.

Porém, em razão do alto investimento, ainda não é tão simples dos líderes conseguirem aprovação de recursos.

Importante mencionar também que a digitalização não é a solução para todos os problemas. Não é porque a digitalização existe que tem a necessidade em ser implementada. Cada empresa precisa fazer uma boa análise e entender se de fato faz sentido implementar.

Sobre mão-de-obra especializada, boa parte dos líderes mencionaram a dificuldade em se contratar Engenheiros qualificados para suas funções e a fluência no idioma inglês ainda permanece como um dos pontos de dificuldade.

A terceirização também foi um tema discutido. Em resumo, os líderes informaram que é mais produtivo internalizar a contratação do que terceirizar, porém em demandas temporárias a terceirização é interessante.

Agradecemos a participação de todos Líderes. Esperamos que este nosso primeiro encontro tenha trazido conhecimentos e positivas reflexões para todos envolvidos.

Os próximos encontros que ocorrerão este ano serão nas cidades de Sorocaba/SP e Campinas/SP.

Um grande abraço e a todos!

Somos a EngSearch, uma consultoria de recursos humanos especializada em contratações para as áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain.

Posts mais vistos