Há anos o conceito de liderança tem mudado dentro das empresas e sabe-se que ser chefe e ser líder são coisas diferentes. Por isso, cada vez mais empresas estão buscando profissionais que tenham conhecimento e habilidades para desempenhar esses dois papéis. 

O chefe é aquele profissional que está acima dos demais quanto a responsabilidade. Ele tem pessoas para coordenar e acompanhar na sua rotina. O líder é o profissional que consegue inspirar e motivar as pessoas com quem trabalha para que deem o melhor de si e principalmente, é o exemplo prático de tudo o que fala. Por isso, nem sempre um líder precisa ser, necessariamente, um chefe. 

Muitas vezes, dentro de uma equipe com profissionais no mesmo nível hierárquico, um deles se destaca como liderança e é esse profissional que deve ser “usado” estrategicamente pelo gestor, porque além de demonstrar uma característica muito importante, ele sempre se consolida como uma peça chave da equipe. 

Outro aspecto que o gestor precisa entender sobre as suas lideranças, é a forma com que elas atuam. Você sabia que existem diferentes tipos de liderança? Conhecer cada uma delas é importante para definir qual é o tipo de liderança ideal para cada setor da empresa. 

Liderança autocrática 

Essa é a liderança dos antigos chefes. É aquela na qual todas as decisões são focadas em uma pessoa, que não possui abertura para contribuições de fora. O líder autocrático resolve tudo por si só e com isso, acaba criando um ambiente de maior tensão com sua equipe, uma vez que estes sentem que não são ouvidos, apenas mandados. 

A liderança autocrática não é a mais recomendada atualmente, exatamente porque sabe-se que quando o gestor leva em conta as ideias e individualidades de cada profissional da sua equipe, ele obtém melhores resultados. 

Liderança liberal 

O líder liberal é aquele que acredita que não precisa interferir, a menos que seja solicitado. É o profissional que coloca todas as fichas na equipe e acredita que, dando essa liberdade, ela trabalhará melhor. 

A ideia parece interessante, mas na prática, com o tempo, a tendência é que a equipe com a liderança liberal passe a produzir menos e tenha certa acomodação quanto às suas atividades e entregas. Esse é um perfil interessante para trabalhar com pessoas em home office, mas que precisa de cuidado para não acabar terceirizando as responsabilidades de liderança. 

Líder democrático 

O líder democrático é o que melhor se encaixa em qualquer ambiente. É aquele que toma a responsabilidade para si, mas que abre espaço para a colaboração dos demais. Ao mesmo tempo em que dá liberdade, ele sabe que não pode deixar a equipe totalmente solta e sempre trabalha a comunicação entre os profissionais. 

É um perfil que incentiva a participação e colaboração de quem está envolvido no processo e com isso, consegue bons resultados, pois seus pares sentem-se prestigiados e tendem a colaborar cada vez mais. 

Líder coach 

Esse é o líder focado no desempenho. Ele tem muito da liderança democrática, também está sempre abrindo espaço para a equipe participar, mas sem abrir mão do seu papel central de intermediador. A diferença é que essa liderança trabalha muito o aspecto motivador e consegue desenvolver a equipe, ao desenvolver cada profissional individualmente. 

Essa liderança é boa para equipes que têm metas para bater, por exemplo. Ele é dinâmico e consegue manter a motivação lá em cima. Outro ponto é a capacidade de identificar os talentos dos profissionais da sua equipe e com isso, ajustar melhor o papel de cada um. Esse é um tipo de liderança mais moderna e que também traz bons resultados para a empresa. 

Toda empresa precisa de lideranças fortes e ativas e escolher o profissional ideal para assumir essa responsabilidade pode ser um desafio. Para isso, você pode contar com a ajuda da EngSearch, somos especialistas em recrutamento nas áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain. Podemos ajudar a sua empresa a encontrar o profissional ideal! Entre em contato com um de nossos consultores. 

Posts mais vistos