Quais são os fatores que o profissional leva em consideração na hora de escolher uma empresa? Será que a oferta de melhores salários é o que torna a empresa um local desejável ou existem outros fatores? É fundamental que o gestor esteja por dentro dessa questão, afinal, ninguém quer uma taxa de turnover alta. 

A Glassdoor, plataforma de vagas e informações de mercado, lançou em setembro de 2019 uma pesquisa que constatou que o profissional não está atrás apenas de um bom salário, mas de um ambiente profissional promissor. Na pesquisa, 81% dos entrevistados disseram que levam em conta a missão e o propósito da empresa na hora de se candidatar e ainda, 77% consideram a cultura adotada pela empresa. 

Missão, visão e valores

Se engana o gestor que acha que o profissional não olha para essas questões quando procura uma empresa. 94% dos entrevistados pela Glassdoor disseram que as empresas precisam ter missão e propósitos claros. Os novos profissionais estão cada dia mais buscando conexão entre os seus valores e ambições pessoais e os valores e posicionamento da empresa, assim, a imagem que a empresa tem no mercado e a difusão dessas diretrizes, interfere diretamente no quanto ela atrai profissionais e ainda, no tipo de profissional que atrai. 

Cultura em alta 

Também relacionado a postura da empresa, outro quesito que tem interessado os profissionais na hora de buscar novas oportunidades é a cultura do local. Como seus colaboradores são tratados? O que ela pede e o que ela oferece para ele? Qual é a política que ela adota?

As empresas de tecnologia como Google e Facebook são grandes exemplos dessa questão. Quando começaram a difundir uma cultura diferenciada das empresas tradicionais, se destacaram e conseguiram virar alvo de desejo dos mais diferentes candidatos. De lá para cá, empresas de diferentes setores têm adotado posturas mais dinâmicas, cada um dentro das suas possibilidades. O grande diferencial: essas empresas estão focando seus esforços nas pessoas! Na valorização do profissional, na criação de um ambiente de convivência melhor e por aí vaí. 

Além de um bom salário… 

Oferecer remuneração compatível com o mercado ou até acima da média, é sempre um grande atrativo para a empresa, mas além disso, oferecer para o colaborador outros benefícios torna o pacote inteiro ainda mais interessante. 

E nesse caso, o caminho não é apenas com benefícios trabalhistas, como vale alimentação, vale transporte etc, mas também outras possibilidades que, inclusive, podem ter um custo bem baixo para a empresa. Um exemplo são convênios com estabelecimentos para que os colaboradores tenham vantagens. Podem ser cursos, escolas e até mesmo itens recreativos e de entretenimento. Tudo que a empresa puder ofertar, para agregar ao profissional, vai tornar ela mais atrativa. 

Em suma, o que torna uma empresa realmente atrativa, se você olhar para todos esses fatores, é ela ter uma filosofia e ações que valorizem o profissional. Esse encaixe entre os valores do candidato e da empresa são importantes e fazem toda a diferença no sucesso do negócio! 

Quer saber como buscar profissionais que vão se identificar com a sua empresa e vestir a camisa? Entre em contato com nossos consultores. Somos especialistas em recrutamento para as áreas de Engenharia & Supply Chain e podemos te ajudar! 

Posts mais vistos