O setor da indústria está com novidades: o Edital de Inovação para a Indústria, que funciona há 16 anos financiando o desenvolvimento de projetos, processos ou serviços inovadores na área agora é a Plataforma Inovação para a Indústria, uma iniciativa do SENAI e do SESI que tem como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira. Para alcançar esse objetivo, a nova plataforma visa financiar o desenvolvimento de soluções inovadoras, como novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador para a área da indústria. Otimizar a segurança e a saúde no setor também é um dos pilares da iniciativa.

A reformulação foi anunciada no mês de agosto e visa tornar o processo de fomento da área mais flexível, com novos desafios. Com a mudança, as inscrições ficam abertas de maneira permanente e os desafios podem ser anunciados a qualquer momento pela plataforma. Clique aqui para ler o novo regulamento.

Ao todo são sete categorias nas quais podem se inscrever empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Cada categoria tem suas próprias regras e as ideias devem ser enviadas pela Plataforma de Inscrição, respeitando-as. Confira as categorias da nova Plataforma, que contam com um recurso de R$ 54 milhões para serem executadas:

Grupos de empresas para fornecerem e obterem produtos criados pelos ISIs.

Desafios de grandes empresas para criação de soluções por startups.

Parcerias entre indústrias e Institutos de Inovação para criação de projetos de PD&I.

Desafios de empresas da cadeia automotiva para criação de soluções por startups.

Soluções para aumentar a produtividade de indústrias da cadeia automotiva.

Soluções para redução de custos e riscos em saúde e segurança na indústria.

Vale lembrar que novas categorias poderão ser lançadas.

“A nova Plataforma é uma evolução do Edital de Inovação demandada pela indústria, que possui a necessidade de desenvolver soluções ágeis para problemas cada vez mais complexos”, explicou o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, à época do lançamento. 

Como participar

De acordo com o novo regulamento, a submissão de propostas deve obedecer as regras específicas de cada categoria. Acesse o link de cada uma para conferir quais são elas.

As chamadas que selecionarão empresas e instituições para as categorias serão lançadas pelo SENAI de cada estado e serão publicadas na própria Plataforma. O SENAI conta com 27 Institutos de Inovação espalhados em todas as regiões do Brasil. Todo equipamento e infraestrutura para o desenvolvimento dos processos e produtos inovadores inscritos estão disponíveis nos Institutos.

Desde que foi lançada como Edital de Inovação para a Indústria em 2004, a iniciativa – que agora é a Plataforma Inovação para a Indústria – já selecionou mais de mil projetos inovadores, com um investimento de R$ 711 milhões.

Agradecemos pela leitura!

Somos a EngSearch, uma consultoria de recrutamento especializado, atuando nas áreas de Engenharia, Manufatura & Supply Chain.

Posts mais vistos