Encontrar o candidato ideal para uma determinada vaga na sua empresa não é uma tarefa simples. É preciso ter atenção ao descrever a oportunidade, escolher os melhores meios de divulgação e, claro, muita dedicação na hora da seleção. A contratação de engenheiros deve ter um especial cuidado, uma vez que esse é um profissional estratégico dentro do negócio e o perfil dele pode determinar o sucesso ou fracasso de um projeto, ou até mesmo de uma operação.
Apesar da dificuldade, existem algumas práticas que você pode fazer para identificar e escolher o melhor candidato para a sua necessidade. No post de hoje, vamos apresentar 5 formas para te ajudar nessa tarefa.
- Não seja genérico na descrição da vaga
A contratação de um bom engenheiro começa já na descrição da vaga ofertada. É fundamental entender a real necessidade da sua empresa para contratar esse profissional, descrever quais atividades ele irá desempenhar, quais são os requisitos técnicos e competências que ele realmente precisa para o trabalho.
Uma descrição genérica ou até copiada de outros lugares irá atrair candidatos generalistas ou que são ideais para a outra empresa. Se não é isso que você deseja, então não siga por esse caminho. Quanto mais específica for a sua necessidade, se o que precisa é de um engenheiro especialista em determinada área, deixe isso claro na descrição da oportunidade.
- Tenha uma entrevista estruturada
O ideal é fazer uma entrevista estruturada com todos os candidatos que passaram da fase anterior. Manter as mesmas perguntas é fundamental para que todos sejam avaliados sobre os mesmos pontos e que a ótica e pré-conceitos do entrevistador interfiram o mínimo possível.
É importante lembrar que nesse momento muitos candidatos estão nervosos, então, tentar deixar o ambiente um pouco descontraído e deixá-lo à vontade pode trazer resultados melhores. Independente disso, tente tirar o máximo do profissional, pois o nervosismo pode atrapalhá-lo nesse momento, ou seja, se uma resposta não foi satisfatória ou se o entrevistador ainda tem dúvidas, tente perguntar de novo de uma forma diferente.
Nesse momento da entrevista, também deve-se avaliar se o candidato condiz com a cultura e valores da empresa. Descobrir posteriormente que o profissional não tem o fit cultural apenas irá trazer frustrações tanto para ele quanto para empresa podendo ocasionar até a saída precoce do engenheiro.
- Simule uma situação real da empresa
Durante a entrevista, é possível perguntar como o candidato lidaria com determinada situação, porém, nem sempre isso condiz com a verdade. Por isso, faça uma simulação de um problema comum na empresa e avalie como ele reage. Pode ser uma reunião com um cliente fictício, um problema grave no projeto, questões orçamentárias, problemas com prazos de entrega e muitas outras situações. Lembre-se apenas de simular uma situação que tenha relação com a atividade do candidato.
Aqui vale chamar até alguns colaboradores da empresa para fazerem a simulação, já que eles conhecem de perto o problema, e eles também terão a oportunidade de avaliar o candidato. Afinal, também é importante que ele tenha uma sinergia com os colegas de equipe.
- Aplique um teste cognitivo
Um teste cognitivo é uma das formas mais eficazes de se avaliar um candidato, pois, quem consegue uma boa posição nesse tipo de avaliação tende a aprender mais rápido e com mais profundidade sobre a atividade a ser executada. O peso que você vai dar ao teste cognitivo depende da posição a ser ocupada, quanto mais estratégico o cargo, mais importante deve ser essa avaliação.
“Mas e o currículo?” você pode estar se perguntando. O currículo é sim importante para a contratação de um engenheiro, principalmente no caso de especialidades, onde o candidato precisa ter se aprofundado no assunto e/ou ter experiência na área. Por outro lado, não é possível selecionar apenas baseado nisso, por isso, a avaliação cognitiva e outras etapas são importantes para identificar o melhor candidato.
- Avaliação interna
Após realizar essas etapas, todas as pessoas que participaram da avaliação do processo devem reunir as informações e tentar responder questões como:
- As competências identificadas impactam de fato no desempenho do colaborador?
- Quais características levantadas ao longo do processo podem apontar a propensão do futuro engenheiro contratado pedir demissão no curto prazo?
- O que os melhores colaboradores atuais possuem em comum e como os candidatos se parecem com eles ou podem trabalhar de forma complementar?
Recrutar e contratar engenheiros não é uma tarefa para qualquer colaborador da empresa fazer. Para aumentar as chances da escolha do candidato ideal, o avaliador precisa ter know how na área de atuação, além de experiência com processos seletivos. Por vezes, a seleção pode ser demorada para cargos específicos e se torna custosa para a empresa fazer sozinha.
A EngSearch é uma consultoria de recursos humanos, especializada em contratações para as áreas de engenharia, manufatura e supply chain. Nós ajudamos empresas a encontrarem os profissionais ideais para as suas necessidades fazendo com que evoluam e prosperem com equilíbrio.