Já não é possível imaginar nossa vida sem o uso de distintos aparatos tecnológicos. Não é mesmo?
Mas não é de hoje que o desenvolvimento e o avanço em tecnologias afetam a dinâmica da vida e consequentemente do trabalho e das relações comerciais.
Se olharmos para o passado, vemos como a invenção da máquina a vapor, por exemplo, alterou a forma de produção artesanal para a industrial. Em nosso tempo, isso não é diferente.
Além daquilo que já foi consolidado, o intenso investimento em pesquisa científica têm provocado uma relação muito mais corriqueira entre avanços tecnológicos e mercado de trabalho.
Afinal, a rapidez com que uma tecnologia se torna obsoleta acaba influenciando diretamente no ritmo das relações comerciais e chega a reformular setores por completo em ciclos cada vez menores.
Se antes o armazenamento de informações era limitado aos papéis escritos à mão, que passaram para disquetes e CD-roms, hoje microchips e “nuvens” conseguem suportar uma quantidade muito maior de dados sem ocupar inúmeras prateleiras e consumir papel.
E para aprender a melhor forma de se adaptar à essas mudanças, é importante conhecer como esse desenvolvimento tecnológico afeta as carreiras.
Por isso, pensando em te preparar para o mercado de trabalho, preparamos este post que explica como os avanços tecnológicos podem impactar as relações corporativas e seu emprego. Continue lendo e conheça as tendências para os próximos anos.
Avanços tecnológicos e mercado de trabalho
Talvez você já não consiga se imaginar sem seu smartphone para pedir um transporte por aplicativo ou conferir o trajeto mais curto para sua ida ao trabalho. Ou então, dependa do despertador do celular para não perder a hora e da agenda digital para avisar sobre seus compromissos profissionais.
Em bares e restaurantes, garçons fazem o pedido por tablets, que chegam diretamente à cozinha, e nas indústrias, o relógio de ponto já não recorre ao cartão, pois agora é um registro digital.
Pequenos detalhes no cotidiano que carregam anos e anos de avanços tecnológicos e que vão moldando as dinâmicas da vida e do mundo do trabalho.
Robotização e Automação
Com o mercado de trabalho versão 4.0, o foco do desenvolvimento tecnológico está voltado para robotização e automação, que buscam reduzir o impacto humano nas atividades, diminuindo processos e custos para as empresas.
Segundo o estudo “A Revolução das Competências”, realizado pelo ManpowerGroup e apresentado em 2017 no Fórum Econômico Mundial de Davos, é possível que cerca de 45% das atividades humanas realizadas hoje sofram uma automatização em até 4 anos.
A Universidade de Oxford também apresentou dados sobre o assunto, que revelam que na próxima década, das 700 ocupações analisadas, metade pode deixar de existir.
No Brasil já é possível notar que atendimentos de telemarketing, por exemplo, estão cada vez mais automatizados.
Outras carreiras que estão sendo apontadas como extintas em breve são as de digitadores, trabalhadores de serviços postais, vendedores de porta em porta e algumas funções nas linhas de montagem de fábricas.
Profissões do Futuro
Enquanto alguns postos de trabalho vão deixando de se fazer necessários, outros acabam sendo criados para suprir uma necessidade que não havia antes.
Ser Youtuber, por exemplo, era uma profissão inimaginada há 20 anos. O estudo feito pelo ManpowerGourp apontou também que 65% dos empregos em que a Geração Z trabalhará, ainda não foram criados.
As atividades que se relacionam com o mundo digital, que está assumindo quase todos os setores comerciais, são profissões que devem continuar em crescimento.
Áreas que atuam com informação também tendem a disparar, já que o mundo globalizado e sem fronteiras digitais se tornou uma realidade.
Segundo o estudo norte-americano realizado pela U.S. Bureau of Labor Statistics, as carreiras prósperas para os próximos anos são as de cientista de dados, programadores de redes e assistentes médicos.
Como se manter sempre atualizado
Além das novas carreiras, o mercado de trabalho também exige que as carreiras consolidadas e sem risco de extinção, sejam sempre atualizadas para atender às novas demandas.
Isso começa aqui mesmo, na compreensão das tendências e mudanças que estão se dando devido aos avanços tecnológicos. Mas, além disso, é importante aprimorar as habilidades de acordo com a área de atuação.
Conhecer as tecnologias e softwares que estão sendo utilizados no setor é uma dessas formas. Cursos de capacitação, e até cursos que sejam tangenciais à sua área, são formas de agregar novos conhecimentos e ampliar sua capacidade competitiva em um mercado de trabalho acirrado.
A tendência do mercado também é a de exigir o domínio de conhecimentos de diferentes áreas. Por exemplo, um engenheiro civil pode se destacar ao conhecer também sobre marketing, meio ambiente e inovação e ter bom relacionamento interpessoal. Habilidades que têm sido exigidas pelos novos consumidores.
A estreita relação entre avanços tecnológicos e mercado de trabalho permanecerá alterando as dinâmicas humanas. Mas compreender e antever alguns processos, pode facilitar, e muito, a sua vida profissional.
Gostou do post? Compartilhe com seus colegas e contribua para que mais pessoas saibam como manter-se alinhados com o desenvolvimento das tecnologias.