Escolher o candidato ideal para a sua empresa não é um trabalho fácil. O processo envolve muitos aspectos. É claro que as habilidades técnicas para desenvolver o trabalho que lhe é proposto é um deles, mas é preciso também levar em consideração características mais subjetivas, como criatividade, relacionamento com os superiores e com os colegas da equipe, por exemplo. É verdade que existem maneiras mais científicas na hora de escolher o candidato ideal para uma vaga, mas os seus instintos, a química e o próprio candidato também devem contar. É tão importante, por exemplo, ter certeza de que o candidato vai se encaixar na cultura da sua organização e na equipe da qual fará parte, quanto garantir que ele tenha as qualificações para o trabalho.
Boas escolhas, bons resultados!
Talvez as escolhas mais importantes que você faz como empregador sejam em relação às contratações. É aquela velha história: se você escolher com pressa, pode se arrepender. Decisões erradas na hora de formar um time podem lhe custar recursos financeiros e
desviar líderes e funcionários de atividades produtivas, desmotivando-os. Se você escolher o candidato correto, fará a vida de todos (e da sua empresa) muito mais fácil.
Para facilitar a sua escolha, uma pesquisa do CareerBuilder identificou o que os empregadores costumam levar em consideração na hora da contratação. As principais respostas foram: capacidade de multitarefas (36%), iniciativa (31%) e pensamento criativo (21%).
O CareerBuilder, um dos sites de emprego mais visitados nos Estados Unidos, fez essa pesquisa com seis experts no mundo empresarial e, além dessas principais características, foram identificados outros motivos – além de habilidades técnicas – pelos quais os candidatos são considerados na hora da contratação, que podem lhe ajudar a identificar o candidato ideal. Confira:
Potencial para trabalhar a longo prazo
Por que é importante: como empregador, você deseja que as pessoas em sua empresa trabalhem para crescer dentro dela. É sempre mais vantajoso para uma organização ter funcionários que estejam motivados por um plano de carreira no mesmo lugar.
Habilidade em trabalhar bem com outras pessoas
Por que é importante: passamos a maior parte do nosso dia na empresa em que trabalhamos e não há nada pior do que alguém que não se dá bem com os outros membros do time. Um mau relacionamento dentro da empresa pode diminuir a produtividade e, consequentemente, prejudica todos os envolvidos.
Habilidades criativas de resolução de problemas
Por que é importante: empregadores sabem que, no mundo dos negócios, tudo pode mudar a qualquer momento. Quando acham que está tudo bem, a economia muda, a concorrência surpreende… E, para se adequar, a empresa precisa mudar suas estratégias, e alguém que tenha a capacidade de resolver problemas e encontrar soluções criativas pode ser útil.
Entusiasmo e iniciativa
Por que é importante: colaboradores que mostram um entusiasmo consistente no trabalho e tomam iniciativa em projetos serão percebidos e recompensados. Toda empresa valoriza seus funcionários mais proativos e entusiastas com o trabalho que fazem.
Poder de adaptação à cultura empresarial
Por que é importante: recrutadores estão sempre em busca da combinação perfeita para a empresa, alguém que se encaixe tanto na cultura organizacional, quanto na equipe da qual fará parte.
Nem todas as suas decisões de contratação vão funcionar. Você pode fazer todas as coisas certas ao contratar e ainda acabar com uma pessoa que não é compatível. No entanto, se você for cuidadoso com o processo de seleção e entrevista, e se ouvir seu instinto quando necessário, você terá uma chance maior de conseguir um ótimo funcionário.
Deseja contratar pessoas que contribuam e agreguem valor na sua operação? Você gostaria de ter um suporte especializado nesse processo? Nossos consultores podem te ajudar! A EngSearch é uma consultoria de recrutamento especializada, atuando nas áreas de Engenharia, Manufatura & Supply Chain. Entre em contato!