Você já deve ter ouvido falar que dentro das etapas do processo de recrutamento e seleção, uma das avaliações mais importantes é a do perfil comportamental dos candidatos.

Todos nós somos um conjunto de experiências profissionais, vivências pessoais, crenças e valores que impactam em nosso comportamento e como lidamos com as situações e adversidades do dia a dia.

A análise do perfil comportamental serve exatamente para mapear as posturas e reações dos candidatos, principalmente em situações de eventual pressão. Essas análises podem acontecer de diversas formas como: entrevistas presenciais, testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entre outras.

Esse processo de mapeamento a fundo dos profissionais surgiu a partir do livro “As emoções das pessoas normais”, de Willian Moulton Marston. Foi ele quem desenvolveu algumas das teorias que serviram de base para o conceito de perfil comportamental.

Mas você sabe qual a importância desse processo no momento do recrutamento?

Entender se o seu candidato é o ideal para a posição em aberto, não está relacionado somente as competências técnicas que ele possui. Ainda assim, algumas empresas preferem dar mais foco as famosas hard skills.

É claro que elas são importantes, mas uma das causas mais comuns de desligamento, seja voluntário ou não, está relacionado ao comportamento do profissional frente aos problemas.

A contratação “errada” de um profissional pode trazer alguns problemas para a organização como: alta taxa de rotatividade (turnover), baixo engajamento e entregas desalinhadas com os objetivos da empresa.

Segundo a Harvard Business Review, a alta rotatividade e falta de alinhamento com os profissionais, custa entre 50 a 60% do salário anual de um colaborador.

OS TIPOS DE PERFIL

Existem quatro perfis, são eles: comunicador, executor, planejador e analista.

Os comunicadores são pessoas extrovertidas, falantes e ativas que gostam de uma rotina dinâmica e se adaptam facilmente a diferentes situações e ambientes.

Os executores são pessoas ativas, otimistas e dinâmicas. Possuem a habilidade de liderança nata e não têm medo de assumir riscos e desafios.

Os planejadores são pessoas calmas, cautelosas e tranquilas. São flexíveis, mas gostam de atuar com uma rotina pré-estabelecida e de serem acompanhados por pessoas mais ativas e dinâmicas.

Os analistas são pessoas preocupadas, rígidas, mas também são calmas. Costumam ser mais calados e introspectivos, além de ter um perfil curioso, intuitivo e comprometido.

Vale ressaltar que ninguém é representado por apenas um perfil e sim pela combinação deles. Como citado anteriormente, somos um conjunto de experiências e por esse motivo, apresentamos características de todos os perfis, mas sempre teremos aquele que predomina e se destaca.

 VANTAGENS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL

É evidente que a análise comportamental pode trazer diversas vantagens não apenas para o processo de recrutamento e seleção, mas também para a organização.

Sendo assim, confira quais as 3 principais vantagens de estruturar um bom mapeamento de soft skills:

  • Melhor entendimento do time: com uma boa análise dos perfis, é possível identificar a necessidade de realocação de profissionais em diferentes áreas ou atividades que correspondam melhor com suas habilidades;
  • Mais pluralidade na equipe: entender as softs skills significa ter uma visão do profissional como um todo, podendo montar equipes mais plurais e que possam complementar os seus conhecimentos entre si;
  • Melhor gestão dos colaboradores: um gestor que está alinhado com seu time, consegue visualizar os gaps e pontos de melhoria em cada colaborador e assim, desenhar estratégias mais assertivas de desenvolvimento profissional.

Sendo assim, a análise comportamental não precisa ser utilizada somente no momento de contratação, mas no pós também, garantindo um desenvolvimento das equipes.

ESTRUTURE SEU PROCESSO SELETIVO

Como já pudemos entender, um bom processo seletivo é aquele que é bem planejado e que possui todas as etapas para entendimento do candidato como um todo, desde as hard skills até as soft skills.

Contar com um parceiro na estruturação dessas análises é o que garante uma assertividade maior e menos desgaste da sua equipe de Recrutamento e Seleção.

Aqui na EngSearch nossos recrutadores são certificados nas principais metodologias do mercado e são especialistas em análise de perfil. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a nossa equipe!

Posts mais vistos