As preocupações com o meio ambiente vêm sendo discutidas há alguns anos e cada vez mais a postura das indústrias com relação ao uso das fontes de energias não renováveis e seus impactos ambientais a longo prazo, têm sido um motivo de preocupação.
A emissão de gases poluentes, responsáveis por grande parte das mudanças climáticas que temos observado ao longo dos últimos anos, despertou o olhar das grandes produtoras para uma fonte de energia, que já é muito utilizada, mas com uma nova forma de extração: o hidrogênio.
Esse elemento químico é o mais abundante em todo o universo e está classificado em quarta posição como o elemento mais abundante no Planeta Terra. Contudo, hoje ele ainda é muito utilizado em processos como a produção de gasolina, etanol, nafta, entre outros. Então como ele está ligado a uma fonte limpa de energia?
ENTENDENDO O TERMO HIDROGÊNIO VERDE
Como citamos anteriormente, esse elemento está muito presente no meio ambiente. Porém, é importante ressaltar que ele raramente é encontrado na natureza, geralmente eles são encontrados em fósseis e para realizar o processo de separação desse elemento, ocorre a emissão de muitos gases poluentes.
Então como ele pode ter se tornado uma fonte limpa de energia? De acordo com o Portal Hidrogênio Verde, “(…) é aquele produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero: obtido sem emissão de CO2.”
Além disso, não basta apenas a etapa de produção estar ligada a energias limpas, mas também o seu transporte e armazenamento devem utilizar somente energias renováveis, segundo Gabriel Lassery, Superintendente Executivo da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2).
Foi dessa forma que surgiu o termo hidrogênio verde, o mesmo elemento, porém coletado de forma mais limpa e sustentável.
E QUAL O IMPACTO PARA ECONOMIA?
De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), apenas no ano de 2021 houve uma demanda global de 94 milhões de toneladas de hidrogênio. Essa demanda foi atendida quase 100% por fósseis, sendo 62% de usinas de reforma de gás natural, sem captura de CO2.
Esse dado mostra o potencial de mercado que essa energia do futuro possui e o quanto ela pode impactar positivamente a economia dos países que assumirem o compromisso de trabalhar com essa fonte mais sustentável.
Apesar de ser um tema novo e que está em discussão, é projetado para o Brasil um cenário muito promissor, considerando que o país possui condições climáticas favoráveis à energia solar e eólica. Lassery também explica que “Dada a potência agrícola que é o país, há muita disponibilidade de biomassa de rejeito para produção de hidrogênio. O Brasil também tem locais onde é possível encontrar hidrogênio natural esperando para ser extraído”.
Contudo, é importante lembrar que por ser uma fonte nova, que está sendo estudada a melhor forma de extração, com menor custo e que não é simples de ser armazenada e transportada, ainda é uma fonte cara para se obter.
Mesmo assim, o hidrogênio verde se mostrou o novo “ouro” e já iniciou a corrida entre os grandes países produtores de fontes de energia e nesse caso, o Brasil se apresenta em uma posição extremamente favorável em relação aos demais.
Ainda falando sobre o potencial dessa nova fonte de energia, Lassery coloca que “Além do aumento da segurança energética e da diminuição da necessidade de insumos importados, o fomento do hidrogênio também traz desenvolvimentos científico e tecnológico nacionais, impulsiona a criação de novos empregos, qualifica mão de obra e insere o país nesse novo mercado internacional, servindo como fator de reindustrialização”.
Sendo assim, essa não é apenas mais uma fonte de energia encontrada e que será utilizada em massa trazendo ainda mais danos para o meio ambiente. Essa é uma nova indústria que surge e que estrategicamente gera renda para os países não apenas com a comercialização do produto final, mas também pensando em sua cadeia produtiva do início ao fim, gerando novos empregos e movimentando a economia.
Com todos esses dados, fica ainda mais claro a importância e relevância dessa nova fonte de energia e o quão positivo pode ser o seu impacto para a sociedade e o meio ambiente.
E você, já conhecia o hidrogênio verde e seus impactos?
Precisa contratar profissionais especializados para trabalhar no seu time? Conte com a EngSearch, uma consultoria de recrutamento especializada nas áreas de Engenharia & Supply Chain.