O mercado atual tem sofrido grandes mudanças, seja no formato de trabalho, o surgimento de novas profissões e áreas ou o avanço da tecnologia. Porém, é importante lembrar que junto com essas mudanças, as prioridades pessoais e profissionais também foram ressignificadas, principalmente após a Pandemia.
Cada vez mais os profissionais têm ditado o rumo do mercado, trazendo como pauta para discussão saúde mental, equilíbrio entre vida pessoal e carreira, propósito acima de tudo, humanização das relações entre empresa e colaborador, entre muitas outras mudanças relevantes.
Mas e no mundo das Engenharias, uma área tão tradicional e consolidada, será que isso também é uma realidade?
Com os grandes avanços que temos acompanhado, muitas áreas como Tecnologia e Ciência vão precisar do apoio técnico de diversas áreas da Engenharia. Por isso, de acordo com pesquisas, existe uma previsão da criação de 140.000 novos cargos de Engenharia até 2026. Ou seja, o mercado também está aquecido para essas áreas e, consequentemente, a busca por talentos qualificados também será intensificada.
Além disso, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho a área da Construção Civil, especificamente, possui uma taxa de turnover de 4,9 (em uma escala de 0 a 10), sendo que a média geral nacional está em 3,9.
Nas indústrias em geral, principalmente em indústrias de base, com a forte retomada de mercado a partir do final de 2020, a busca por profissionais especializados se tornou mais intensa, o que vem gerando muitos transtornos para os líderes das organizações com todo esse dinamismo.
Os dados acima reafirmam a importância das empresas trabalharem em ações estratégicas para retenção dos seus talentos, principalmente com essa movimentação intensa do mercado, ouvindo mais seus colaboradores e traçando estratégias que acompanhem as evoluções e novos anseios, citados anteriormente.
Pensando nisso, elencamos 5 principais estratégias que a sua empresa deve se atentar para ajudar na retenção de profissionais qualificados:
1) O processo seletivo
A experiência de qualquer profissional com a organização se inicia muito antes de ser contratado, no processo de Recrutamento e Seleção.
Muitas vezes esse ponto é subestimado, pois ele só é levado em consideração quando a demanda surge. Contudo, é importante lembrar que a abordagem com o candidato, a entrevista e até as trocas de e-mail, são ações que geram um impacto e uma impressão importante que podem influenciar na escolha do candidato em permanecer no processo ou até mesmo de almejar trabalhar em uma determinada empresa.
Por isso, um processo seletivo bem estruturado e humanizado, pode aproximar a sua organização de candidatos mais qualificados e que possuam um fit cultural maior com os seus ideais.
2) Plano de Desenvolvimento Individual
Como vivemos, atualmente, em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), a segurança no trabalho tem sido muito discutida. Cada vez mais os profissionais têm buscado empresas que o enxerguem não apenas como mais um número, mas sim uma pessoa que está em constante desenvolvimento e que almeja um crescimento profissional.
Dessa forma, o Plano de Desenvolvimento Individual é muito importante para mostrar as possibilidades que aquele colaborador possui. Esse tema já é muito falado e até aplicado para áreas Administrativas, Operacionais e até de Tecnologia, mas pouco para áreas como a Engenharia.
O tema se torna ainda mais relevante por esse motivo, é importante que esses profissionais tenham consciência a longo prazo de qual é o seu impacto na organização como um todo, para onde ele pode crescer e qual a visão estratégica que a empresa possui da sua carreira.
3) Treinamentos e Capacitações
Parece uma ação simples, mas que gera um impacto considerável! O investimento em treinamento e capacitação agrega muito valor à jornada do colaborador, visto que ele se sente valorizado pela organização.
Esse tipo de ação além de aprimorar os colaboradores, contribui para o incentivo a inovação. Quando pensamos na área de Engenharia, estamos falando de um setor tradicional e por isso é tão importante que estes profissionais estejam a par das novidades e mudanças relevantes que o mercado tem oferecido.
Além de manter a sua empresa competitiva com outros players, os colaboradores sentem que a empresa confia neles para trazer inovação e gera uma satisfação pessoal e profissional.
4) Cultura Organizacional
Que ter uma cultura organizacional fortalecida e bem difundida é importante, todos já sabem. Mas qual o impacto disso na área de Engenharia?
Simples, sentimento de pertencimento! Áreas técnicas e operacionais, muitas vezes possuem dificuldade de se integrar com outras áreas e até mesmo se sentir parte de um time maior, já que muitas vezes não são tão envolvidas em decisões estratégicas.
Por esse motivo, promover ações de integração, eventos de reconhecimento, workshops de criação e colaboração, premiações, são estratégias que ajudam a enfatizar o sentimento de pertencimento e, consequentemente, promover um bom ambiente de trabalho para todas as áreas.
Trabalhar em um lugar em que você se sente conectado com as pessoas e valorizado, torna os dias mais leves e os desafios parecem até menores.
5) Benefícios e Equilíbrio com a vida pessoal
O último ponto, mas não menos importante, são os benefícios que as empresas oferecem, como plano de saúde, seguro de vida, planos para atividade física, entre outros, e o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
A área de Engenharia também tem se movimentado em prol de trazer mais benefícios para esses profissionais, além de conseguir equilibrar os projetos com a vida pessoal, promovendo maior bem-estar e garantindo a saúde mental.
Próximos passos
Agora você já entendeu que a retenção de talentos não é nada simples, principalmente na área de Engenharia, mas ela é possível com estratégias bem alinhadas.
Respondendo à pergunta que trouxemos no início do artigo, valorizar o ser humano, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e claro, manter salários competitivos com o mercado, são prioridades para os profissionais das Engenharias.
Então, agora é a hora de começar a planejar e colocar em prática as estratégias para garantir a retenção dos seus talentos. Respondendo à pergunta que trouxemos no início do artigo, valorizar o ser humano, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e claro, manter salários competitivos com o mercado, são prioridades para os profissionais das Engenharias.
Então, agora é a hora de começar a planejar e colocar em prática as estratégias para garantir a retenção dos seus talentos.
E você, conhece a EngSearch? Somos uma consultoria especializada em contratações de Engenheiros. Entre em contato para conhecer nossas soluções!