Um dos grandes problemas para empresas é conseguir formar uma equipe de trabalho realmente boa, afinal, nenhuma empresa é feita de um profissional, todas necessitam de um time consistente e que gere bons resultados.
Normalmente, na hora de formar essa equipe o gestor acredita que basta encontrar bons profissionais e juntá-los que isso fará um bom time, mas não é tão simples assim. Existem excelentes profissionais que são péssimos na hora de trabalhar em conjunto e esse tipo de característica precisa ser avaliada, pois uma escolha errada pode prejudicar o time inteiro.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de montar uma equipe:
Profissional versátil
Na hora de selecionar profissionais, é bem interessante buscar por pessoas versáteis. O clássico “profissional multitarefa” é aquele que entende muito bem da sua área, mas tem a visão macro do mercado. Ele compreende outras profissões com as quais se relaciona e outras áreas com as quais a sua área trabalha. Ele tem a visão integrada, ou seja, uma visão que favorece a equipe. Esse profissional vai se relacionar bem com outras pessoas, vai entender o valor delas para o time e terá mais disposição para colaborar com o grupo. Uma equipe de peso precisa de pelos menos algumas pessoas com esse perfil.
Visão e valores
Hoje em dia não adianta selecionar alguém pelo currículo sem conhecer um pouco dos valores e da visão da pessoa. Os profissionais buscam, além de boa remuneração financeira, uma realização pessoal, por isso, na hora de montar uma equipe, pense sempre se você está juntando pessoas que compartilham de algo em comum. Elas têm a mesma motivação para trabalhar? Ou pelo mesmo tem algum motivador em comum?
As diferenças em um grupo são fundamentais, mas para uma boa equipe, é essencial que os profissionais tenham algo em comum, pois isso fortalece a relação e com um bom relacionamento entre a equipe, vêm os bons resultados de trabalho.
Espaço individual
Dentro de uma equipe, todo profissional deve ter seu espaço e valorização individual. Em uma boa equipe, as pessoas têm suas funções bem definidas e entendem a função do outro, assim, todos têm espaço para exercer seu papel de forma a se destacar individualmente, sem prejudicar os demais. A empresa também precisa olhar para o grupo e olhar para o indivíduo, pois se olha apenas o grupo, o profissional pode se sentir apagado e isso afeta desde o seu desenvolvimento até a relação com os colegas. Agora, se ela olha e valoriza apenas o profissional, perde-se o valor do grupo e essa cultura do trabalho em equipe deve ser constantemente reforçada. Elogios, críticas e sugestões devem ser feitas tanto para o grupo, quanto individualmente.
Contrate especialistas
Vale mais ter uma equipe reduzida e contar com especialistas, do que ter muitos membros que tem conhecimentos genéricos sobre a área de atuação. Um especialista, além de te garantir um trabalho de qualidade, vai trazer valor para dentro da empresa, pois com uma equipe especializada, você passa segurança para o cliente e tem a possibilidade de cobrar por esse serviço diferenciado. As especializações são o diferencial do mercado hoje em dia, afinal, se você fosse o consumidor, iria preferir contratar o serviço de qualquer profissional ou de um especialista?
Por fim, é fundamental que a empresa adote uma cultura colaborativa para incentivar a criação de times fortes. Além de integrar os profissionais do setor, ela deve incentivar que os diferentes setores da empresa se conheçam e se integrem. Os gestores devem demonstrar que também trabalham em equipe e sempre deixar claro o valor que isso tem para a empresa.
Tem dúvidas sobre como escolher o profissional certo para a sua equipe? Entre em contato com nossos consultores!