Você já ouviu alguém dizer que quer ser engenheiro porque é bom de matemática? Ou porque gosta da área de exatas em geral? Normalmente a habilidade com os números acaba sendo um fator decisivo na hora de optar pelo caminho da engenharia, o que realmente faz sentido, uma vez que a área de exatas está muito presente nessa profissão, mas será que o bom engenheiro é apenas um bom matemático? 

Toda profissão exige algumas características pessoais que interferem muito na desenvoltura do profissional e na engenharia não é diferente. O engenheiro não é apenas um bom matemático, ele precisa também de outras habilidades que vão colaborar com a sua desenvoltura enquanto profissional. Abaixo, listamos cinco delas! 

 

Gestão de projetos 

Uma característica essencial para o bom engenheiro é a capacidade de fazer uma boa gestão de projetos, assim ele terá o mínimo de problemas dentro do seu cronograma de trabalho. Para ser um bom gestor de projetos, além de ter dominância sobre o trabalho que será feito, ele precisa ter uma visão geral de tudo que está envolvido. 

O bom gestor de projetos consegue identificar todas as variáveis que afetam o trabalho e a partir disso criar plano de controle de danos. Ele sabe que não pode trabalhar com prazos irreais e que deve também ter uma atuação ativa junto à equipe, pois não pode deixar o projeto “andar sozinho”. Esse gestor também entende de métodos de planejamento que podem ser aplicados ao seu trabalho, assim como de ferramentas de organização que podem ajudar! 

 

Senso de responsabilidade

Uma característica muito importante para o engenheiro é o senso de responsabilidade. Quem trabalha nesse ramo precisa ter uma personalidade de liderança e de assumir riscos, assim como suas consequências. Um profissional dessa área que não demonstra segurança no seu trabalho, não será bem aceito pelo mercado. 

O senso de responsabilidade também torna o profissional mais cauteloso. Ele sabe dos impactos que um bom projeto tem, assim como de um projeto mal feito. Ter esse senso não é apenas ser uma pessoa segura diante dos outros, mas ser um profissional bem treinado, que sabe que faz um bom trabalho e que pesou todos os possíveis riscos, se preparando para vários cenários. 

 

Comunicação 

A comunicação é uma característica essencial a quase todas as profissões, mas vamos especificar aqui porque ela também é fundamental na engenharia. O profissional dessa área sempre vai precisar lidar com outras pessoas e com suas expectativas e para isso, precisa sempre ter uma comunicação clara e direta. 

Além disso, ele também vai trabalhar em equipe e se não souber se comunicar, repassar ordens ou mesmo entender as ordens que recebe, as chances de mal entendidos virarem um problema são grandes. O profissional dessa área que tem dificuldade de se comunicar deve procurar desenvolver essa habilidade, pode fazer toda diferença entre ter sucesso ou não. 

 

Estudioso

O bom engenheiro é também um bom estudioso. Isso não quer dizer que ele precisa ser acadêmico, mas que ele deve sempre se manter atualizado. Já falamos em outros artigos sobre as novas tecnologias na engenharia e esse é um exemplo claro de como o profissional não pode se acomodar. 

Além de ter que se manter atualizado sobre as tendências do mercado e as inovações do setor, algumas engenharias em específico ainda precisam estar de olho em questões legais que afetam sua atuação. Uma prática comum ao profissional que é estudioso é manter uma rede de networking bem ativa, assim ele consegue se informar com mais rapidez! 

 

Autocontrole 

A última característica da lista é o autocontrole. O engenheiro sempre tem muita responsabilidade em cima dele, além da execução de um projeto por si só, ele muitas vezes precisa lidar com os clientes, com a equipe, com fornecedores e claro, com os problemas que tudo isso pode gerar e que inevitavelmente vão aparecer. Por isso, ele precisa ser uma pessoa controlada e analítica. Se ele explodir sempre ao menor dos conflitos ou em momentos de pressão, ele terá muita dificuldade de assumir grandes projetos e crescer na carreira. 

Vale lembrar que autocontrole pode ser treinado, assim como as outras habilidades, através de um trabalho de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Saber olhar para os seus pontos fortes e usá-los, é tão importante quanto saber olhar para seus pontos fracos e ir em busca de melhorias. 

 

Posts mais vistos