Empatia ou Simpatia, qual competência seu líder possui?
Contratar e desenvolver gerentes e líderes eficazes, capazes de serem produtivos e organizados, principalmente em tempos desafiadores, é fundamental para o funcionamento e a saúde de uma empresa. Além das estratégias tradicionais de faturamento e desenvolvimento, algumas habilidades pessoais também podem ser essenciais para o sucesso do negócio e a empatia é uma delas. Mas será que os líderes da sua empresa têm essa característica?
Empatia x Simpatia
Apesar de terem significados diferentes, a empatia e a simpatia são comumente confundidas no dia a dia. Mas para compreender qual é a competência que seu líder possui, é preciso conhecer o significado de cada uma dessas palavras, pois suas diferentes denotações e conotações podem afetar o ambiente de trabalho de formas distintas.
“Simpatia” é referente à capacidade de participar dos sentimentos de outra pessoa e geralmente vem associada a sentimentos de pena pelo outro, sem necessariamente saber como é estar na situação dele.
Já “empatia” é o termo utilizado para designar a habilidade que alguém tem de entender o sentimento de outra pessoa como se fosse dela mesma. A origem do termo está na palavra grega “empatheia”, que significa “entrar no sentimento”, ou seja, é a capacidade de se imaginar na situação do outro e viver as emoções, ideias e opiniões dessa pessoa, uma característica que um líder deve ter para motivar e ressaltar os pontos altos da experiência e personalidade de cada colaborador.
Com essas definições, você já consegue identificar qual de qual delas seu líder está mais próximo?
A importância da empatia no ambiente de trabalho
De acordo com o estudo State of Workplace Empathy de 2019 – que tem como objetivo identificar como funcionários e lideranças percebem a empatia dentro do ambiente de trabalho nos Estados Unidos – mais de 90% dos colaboradores dizem que são mais propensos a permanecer em um emprego que tenha um líder empático.
Com apenas este dado da pesquisa, já é possível perceber que a empatia contribui para a retenção de bons profissionais em uma empresa, mas construir bons relacionamentos com os subordinados e realmente entender como eles se sentem pode fazer de um líder um grande promotor de talentos, estimulando as habilidades de cada membro da equipe e, consequentemente, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e de qualidade – o que é vantajoso para todos dentro de uma organização.
Os líderes da sua empresa ouvem e entendem a mensagem que os colaboradores desejam transmitir? Você sente que o que os membros da sua equipe têm para falar é relevante para seus respectivos líderes? Entender como é estar no lugar dos colaboradores e pensar como elas é uma maneira de melhorar a cultura organizacional e, para isso, é preciso melhorar as relações entre as pessoas dentro da organização. Já que as empresas são feitas de e por pessoas, todas elas devem ter a chance de terem suas ideias valorizadas pelos seus superiores. O reconhecimento causa um impacto significativo nos resultados e firma o sentimento de confiança e lealdade dos colaboradores. Afinal, eles querem se sentir pertencentes e conectados à empresa para a qual trabalham, e isso depende do tratamento mútuo com empatia e não apenas do fato de ser simpático com outro.
Para construir uma relação de confiança e para saber se os líderes da sua empresa são empáticos ou simpáticos, perceba se eles perguntam aos funcionários como eles se sentem em relação a grandes e repentinas mudanças na rotina de trabalho, por exemplo. Incentive seus líderes e gerentes a dedicarem tempo e atenção aos membros da sua equipe para que a empatia seja promovida e, por consequência, para aumentar o desempenho geral do time e melhorar a eficácia da sua empresa.
Segundo a pesquisa “Harvard Business Review”, de 2013, empresas empáticas superam em até 20% das metas mais altas. Isso prova que, quando os colaboradores se sentem compreendidos, eles ficam mais receptivos às preocupações dos outros – e isso inclui as preocupações de seus superiores. Com um relacionamento pessoal aperfeiçoado, todos ficam mais propensos a assumir riscos, na crença de que serão apoiados ao invés de serem punidos.
Gostou do artigo? Compartilhe em sua rede para que este material possa chegar até outras pessoas.
Somos a EngSearch, uma consultoria de recrutamento especializado, atuando nas áreas de Engenharia, Manufatura & Supply Chain.