Quero crescer, mas não quero ser gerente. E agora?
A ideia de ser promovido dentro da empresa agrada a maioria dos profissionais. Ter a oportunidade de alcançar um cargo mais alto parece o sonho comum, no entanto, existe um detalhe nas promoções que tem feito com que algumas pessoas percam o interesse na oportunidade: tornar-se gerente/gestor.
Dentro de uma empresa, segue-se uma ordem hierárquica de comando e ela é organizada por times/setores, onde cada um tem o seu gestor. Por conta dessa organização, o que acontece, na prática, é que quanto maior o cargo, maior a responsabilidade de gerenciamento de ativos e/ou pessoas. Ou seja, o caminho da promoção está normalmente ligado aos cargos de gerenciamento e isso não agrada a todos os profissionais.
A partir disso, fica a dúvida: é possível construir uma carreira e pleitear promoções sem assumir o papel de gerência que vem junto? Como um profissional pode se posicionar dentro da empresa para conseguir ser reconhecido, sem ter que assumir uma posição que não o agrada?
Especialização e planejamento
Tornar-se um especialista é o principal caminho para que um profissional consiga avançar profissionalmente sem cair em uma gerência.
Pessoas altamente especializadas têm mais chances de alcançar cargos que não se desviam para as áreas administrativas, pois ao apresentar um conhecimento muito particular e avançado, as empresas não vão “desperdiçar” essa expertise colocando o profissional para atuar fora da sua especialidade.
No entanto, é importante saber que a especialização também pode acabar afunilando as oportunidades de mercado, mas essa é uma decisão a ser tomada e também é importante nunca se acomodar.
Necessário sempre se manter atualizado e desenvolver bom um planejamento de carreira para compreender onde se deseja chegar. É aquela velha história, se você não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve. Mais importante que a velocidade, é a direção correta e consistência no seu crescimento.
Com um currículo de ponta, um bom networking, incluindo contato com Headhunters por trás, poderá encontrar boas oportunidades.
Decisões estratégicas
O profissional que não tem interesse em se tornar gestor precisa enxergar que dentro de uma empresa poderá existir um limite para o seu crescimento, porque a partir de certos cargos, ser gestor é imprescindível, afinal ele é peça chave na empresa.
Existem algumas empresas que fornecem oportunidades para profissionais que não desejam gerenciar equipes, mas de uma maneira geral, boa parte das empresas não possuem esse tipo de programa, infelizmente.
Entender esse cenário é importante para que a pessoa não se frustre ao ver colegas de trabalho sendo promovidos. Se não há o interesse em assumir uma gerência, é preciso compreender que as promoções que acontecem em volta não são uma oportunidade perdida, mas uma decisão do próprio profissional e se ainda assim, existir a sensação de limitação dentro da empresa, existe outro caminho…
Outros mercados
Se as oportunidades na empresa não agradam e o desejo de ser gestor não existe, há uma possibilidade para os especialistas que pode ser a solução: abrir seu próprio negócio.
“Ah, mas eu não quero ser gerente e vou ser abrir meu próprio negócio?”
Ter um negócio não quer dizer ter uma equipe, uma pequena ou grande empresa para gerenciar, existem muitos profissionais que trabalham como consultores e os especialistas tem o perfil ideal para essa função. A empresa de um consultor pode ser composta por ele mesmo e assim, o profissional tem a chance de abrir um novo mercado, alcançar mais empresas e projetos e ainda, avançar profissionalmente sem se tornar gestor de um setor em uma empresa.
Outra opção é buscar uma oportunidade profissional em uma empresa que esteja mais de acordo com suas expectativas.
É importante entender que uma carreira é formada por decisões. O profissional precisa escolher o caminho que deseja seguir e buscar uma rede de apoio que possa dar suporte nessa trajetória.
A EngSearch é uma empresa especializada em recrutamento e trabalharmos de forma especializada nas áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain. Se quiser conhecer mais do nosso trabalho, entre em contato com nossos consultores!