Comunicação humanizada: por que optar por esse segmento
Quando tratamos de comunicação dentro de uma empresa, existem diferentes eixos nas quais ela pode ser trabalhada: comunicação interna, que trata da relação que a empresa estabelece com seus funcionários, e comunicação externa, que trata das estratégias de mercado, pautando a relação da empresa com clientes, fornecedores etc.
Nos dois âmbitos, a comunicação é fundamental para o sucesso dos negócios e por isso é um setor com cada vez mais investimentos. Nós já tratamos nesse blog sobre a importância da comunicação efetiva na empresa e hoje vamos trazer um complemento a esse assunto, que é uma tendência do mercado: a comunicação humanizada.
O que é?
Comunicação humanizada é aquela que busca criar vínculos com o público ao mostrar para ele a realidade, ao colocar conteúdos que criem empatia e que estejam focados principalmente no ser humano. Na prática, uma empresa adota uma comunicação humanizada quando para de falar apenas sobre serviços e produtos que pode oferecer e começa a mostrar o todo: as pessoas que estão por trás da empresa, a rotina, os desafios e o valor que existe naquele serviço (e por valor, não estamos falando de preço, mas do ganho, da vantagem que ele oferece ao cliente).
Esse tipo de comunicação pode ter um impacto positivo para a empresa em duas frentes: no relacionamento com seu público externo, que são seus clientes, fornecedores, entre outros, e na criação de uma imagem positiva no mercado de trabalho, que vai atrair novos profissionais, afinal, o que leva uma pessoa a querer trabalhar em uma empresa é a ideia de que ela tem algo a mais a oferecer.
Impactos de uma boa comunicação
Quando a empresa traz um lado mais humanizado para sua comunicação, isso causa mais conexão com o seu público e com o tempo, isso se converte em credibilidade. O público não acredita mais na publicidade perfeita, também não responde como antigamente a anúncios diretos que focam apenas na compra e venda. As pessoas estão interessadas em saber de onde estão consumindo: a empresa é boa? Ela tem responsabilidade social? Ela tem representatividade no seu quadro? Ela é sustentável? Enfim, são diversas as perguntas que o público faz hoje em dia, antes de simplesmente consumir e isso acontece tanto na relação de pessoa com empresa, como de empresas com empresa.
A mesma preocupação existe nos profissionais. Aqueles que têm a chance de buscar empresas com as quais se identifiquem, vão fazer. Quando a empresa indica que tem um olhar humanizado, ela amplia as possibilidades de ser um ambiente desejado pelos profissionais e assim, as chances de encontrar candidatos melhores e mais capacitados. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum no mercado, nós inclusive já falamos sobre o inbound recruiting aqui e como ele pode te ajudar. A comunicação humanizada faz parte desse processo!
É importante entender que não é em um passe de mágica que essa comunicação vai surtir efeito. Assim como qualquer estratégia da empresa, ela precisa ser pensada, planejada, executada, ter seus resultados avaliados e ser aperfeiçoada a partir desse ciclo. Com isso, em longo prazo, uma empresa pode mudar a visão que o mercado tem dela, passar uma mensagem diferente para seus clientes e colaboradores e se tornar alvo desejado de profissionais especializados que estão no mercado.
Na hora de encontrar os profissionais certos, vale a pena investir em diferentes estratégias, que vão desde a comunicação adequada até o suporte de especialistas no assunto, como nossos consultores em recrutamento especializado. Se quiser saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato, vai ser um prazer te ajudar!
Somos a EngSearch, uma consultoria de recrutamento, especializada nas áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain.