Comandar uma empresa, ou até mesmo uma equipe, não é tarefa fácil. Os responsáveis pelo gerenciamento de pessoal dentro de uma organização devem saber como extrair o máximo dos colaboradores e aproveitar os pontos fortes de cada um no dia a dia da empresa, e essa habilidade não vem do nada. Gerentes de equipes devem utilizar métodos de avaliação e monitoramento de desempenho que sejam ágeis e eficazes. Um deles é o “assessment”.

A palavra “assessment”, em inglês, significa “avaliação”. Em um sentido menos técnico e específico, “assessment” também significa uma nova tendência nos departamentos de recursos humanos do mundo corporativo. O objetivo dessa técnica, relativamente recente, é mapear o perfil de cada candidato à vaga de empresa ou de cada colaborador para saber em qual posição ele se encaixa, ou se estão aproveitando as melhores habilidades de alguém, respectivamente.

Identificar as habilidades e os conhecimentos de cada um é uma maneira de aumentar a performance, a produtividade e os resultados de cada um trazendo, consequentemente, benefícios à empresa. Além de aumentar a produtividade da equipe, as ferramentas de assessment também podem ser utilizadas para embasar tomadas de decisão.

Como funciona o assessment?

Como a própria tradução da palavra já entrega, o assessment nada mais é do que uma avaliação. O grande diferencial dessa avaliação, se comparada a outras mais tradicionais, é que o foco das perguntas são questões de comportamento e performance, e não necessariamente currículo e outras questões técnicas. Assessment é sobre detalhes comportamentais que podem ser difíceis de serem percebidos em uma entrevista de emprego, no histórico escolar/profissional ou na rotina do trabalho, por exemplo.

Outra diferença é que o assessment não é um questionário definido. Os profissionais da área podem usar as próprias avaliações, ou contratar empresas que as fazem. O questionário só precisa ser eficaz, com questões que realmente tenham o poder de mapear o perfil de cada candidato ou colaborador e que torne os processos mais eficientes.

Os resultados dessa avaliação vão mostrar, por exemplo, se um determinado colaborador vai conseguir cumprir com as responsabilidades do posto que ocupa, ou que vai ocupar. Eles também mostram afinidades pessoais, ou seja, se um colaborador vai se dar bem em determinada equipe ou não. Esse mapeamento auxilia não só a empresa, como também o funcionário a entender quais são suas principais capacidades e, assim, permite que os gestores e profissionais de recursos humanos consigam aplicar cada aptidão no lugar certo.

Benefícios

O principal benefício é a tomada de decisões certeira, que leva em consideração o desempenho de cada um dos profissionais envolvidos na empresa. No mundo corporativo, tempo é dinheiro, e quanto mais certa for uma decisão, maior será a produtividade.

Desenvolver e selecionar colaboradores com base em fatores comportamentais também traz benefícios à cultura e ao clima organizacional do local. Colaboradores motivados e que se sentem valorizados são 50% mais produtivos que os que não são, de acordo com uma pesquisa da Right Management.

O assessment também pode ajudar gestores e profissionais de recursos humanos a identificar próximas ações e estratégias de sucesso para o negócio. Como são os colaboradores que impactam a produtividade de uma empresa diretamente, saber como eles trabalham e com quais motivações pode ser a peça-chave para identificar ações de curto, médio e até longo prazo.

Ferramentas

O método de avaliação assessment conta com três ferramentas principais de aplicação da metodologia. Elas são:

DISC

DISC é uma sigla em inglês que significa “dominância, influência, estabilidade e conformidade. O objetivo dessa ferramenta é determinar qual dessas características comportamentais predomina no profissional que está sendo avaliado.

Inteligência Emocional

Nesta ferramenta específica, o avaliador busca por aspectos que precisam ser melhor desenvolvidos tanto no ambiente de trabalho, quanto nos relacionamentos pessoais.

Assess de Competências

Aqui é o momento de avaliar e identificar os pontos fortes do avaliado, quais são as habilidades que podem ser utilizadas a favor dele e da empresa no ambiente de trabalho. 

A equipe de gerenciamento e recursos humanos que identifica postulantes e funcionários ideais para um determinado cargo consegue aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que economiza recursos da empresa. O assessment é uma ferramenta que contribui com isso e não é à toa que tem se tornado tendência no mundo corporativo.

E você, possui dificuldades para contratar profissionais para as áreas de Engenharia, Manufatura e Supply Chain? Quer saber mais sobre recrutamento especializado? Entre em contato, conheça mais sobre a EngSearch e sobre como nós podemos te ajudar!

Posts mais vistos