O maior ativo de uma empresa são os profissionais e este ano, mais do que nunca, o valor das pessoas e a delicadeza dos métodos tradicionais de trabalho, foram colocados em evidência. Nas últimas décadas, grandes empresas, principalmente da tecnologia, vinham apresentando uma nova cultura empresarial, mais flexível, mais focada na qualidade de vida do colaborador, menos padronizada. No mundo pós pandemia, esse olhar humanizado deve se intensificar e nesse cenário a pergunta é: quais as mudanças que os gestores devem fazer? 

Comunicação 

Toda e qualquer decisão que a empresa toma, deve ser comunicada de forma efetiva e não precisa ser autoritária. Toda decisão deve ser conversada, explicada, justificada, independentemente de ser boa ou não. A questão da comunicação eficaz é o entendimento do que é comunicado. O que não funciona mais, são as ordens que vem de cima para baixo, sem qualquer tipo de cuidado, e devem ser simplesmente seguidas, sem qualquer diálogo.  

O envolvimento das equipes na tomada de decisão é um nível a mais nesse quesito. A empresa que tem a postura de ouvir o seu colaborador pode descobrir um pote de ouro em melhorias. Como fazer isso? Organizando equipes internas para tratar de determinados assuntos. Por exemplo, vai realizar uma mudança em determinadas funções? Monte um grupo de colaboradores para pensar na melhor solução. É claro que nem tudo pode ser resolvido assim, mas estar aberto a essa possibilidade, mesmo que em pequenas decisões, muda a cultura de participação na empresa. 

Ambiente saudável 

Que tipo de ambiente o profissional encontra na empresa? O ambiente de trabalho rígido e tradicional já não tem mais espaço em negócios que querem se destacar. Essa tendência fica clara quando olhamos, por exemplo, para a política das empresas listadas nos levantamentos do Great Place to Work. 

Quando falamos sobre olhar humanizado e pensamos em ambiente de trabalho, estamos falando sobre criar um local de trabalho acolhedor, no qual o profissional não se sente desconfortável, um local propício para as relações interpessoais e que não seja carregado de estresse. Muitas empresas fazem isso criando ambientes de descanso e socialização, por exemplo. No entanto, não é apenas o espaço físico que colabora com esse ambiente, mas a cultura empresarial como um todo, porque não adianta ter um espaço como esse, se o profissional não se sente confortável para usufruir dele.

O conjunto de benefícios 

Oferecer uma remuneração financeira boa já não é o suficiente para uma empresa se tornar desejada pelos profissionais. O diferencial está na cultura de empresa, por isso a questão da comunicação e do ambiente são tão importantes. 

Outra questão que deve ganhar espaço e tornar-se um atrativo nas empresas é a flexibilização do trabalho, como o home office ou horários diferenciados. Durante a pandemia, os profissionais perceberam que podem trabalhar assim e as vantagens dessa modalidade, já não dá mais para fingir que não existe essa opção, porém não são todos profissionais que gostam desta modalidade. O ideal é a empresa questionar a todos internamente para conseguir chegar em um bom acordo.

Não é à toa que grandes gigantes do mercado adotaram uma cultura diferenciada nas empresas. O olhar humanizado dentro desses ambientes muda a concepção do que é trabalhar e com isso, muda a forma com a qual os colaboradores se relacionam com a sua própria atividade, tendo mais motivação e assim, resultados. Da mesma forma como os profissionais devem se especializar para conseguirem boas empresas, as empresas devem evoluir para atrair grandes profissionais!

Possui interesse em elevar a performance em uma das áreas que somos especialistas? Entre em contato com um de nossos consultores da EngSearch, será um prazer te ajudar.

Posts mais vistos