De maneira geral, a notícia é boa para os engenheiros e profissionais de supply chain. Quem estiver atualizado e de olho nas tendências, terá espaço para atuar. 

O ano começa com boas expectativas para a construção civil. Tanto a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, quanto o Sindicato da Construção de São Paulo, preveem que o setor deve crescer até 3% em 2020, sendo que só o segmento de serviços especializados, como engenharia de projetos, deve crescer 2,5%, impulsionando assim novas contratações. 

Engenharia e Tecnologia 

Todo ano o LinkedIn realiza uma pesquisa que revela as profissões que estarão em alta. Para 2020, eles determinaram 15 áreas de atuação que prometem aquecer o mercado, 13 delas ligadas diretamente à tecnologia. 

Entre os cargos listados no levantamento do LinkedIn está o engenheiro de cibersegurança e o engenheiro de dados. Quem gosta de tecnologia pode investir sem medo nas especializações, principalmente em inteligência artificial e gestão de dados, uma vez que o uso de softwares e automação dos projetos deve aumentar ainda mais este ano. 

Para os profissionais de supply chain, essa tendência vem como um alerta: estejam cada vez mais conectados com tecnologias que possam ampliar e potencializar a gestão e controle dos processos. 

Ainda relacionado à tecnologia, o engenheiro de software é e deverá ser ainda bem requisitado. O motivo é aumento das transformações digitais dentro das empresas e ainda podemos levar em consideração o crescimento do número de construtechs, que são startups que desenvolvem soluções tecnológicas para problemas da cadeia produtiva da construção. Mais uma vez, os amantes da tecnologia estarão um passo à frente. 

Supply Chain 

Para quem atua com Supply Chain, as chances aparecem para gerente de projetos e gerente de suprimentos. Com a economia ainda em recuperação, as empresas estão de olho em formas de reduzir seus custos e para isso, esses dois profissionais são fundamentais. 

Quem tiver interesse em investir na área, deve estar com o inglês em dia e dominar ferramentas e metodologias que otimizem a tomada de decisões, como Strategic Sourcing. As áreas mais comuns de formação desse profissional são administração, economia e claro, engenharia.  

Também em Alta… 

Outras duas possibilidades que aparecem este ano, com a previsão de retomada da economia e com as mudanças de cultura dentro das empresas, são o Engenheiro de Vendas e o Engenheiro de Segurança do Trabalho. 

Para vendas, a responsabilidade principal é a prospecção de novos projetos, abertura de novos mercados. Apesar de ser um cargo que pode ser ocupado por profissionais de diferentes formações, para as empresas da cadeia da construção e indústrias, quanto mais o profissional entender do negócio, melhor. A questão aqui não é ser um bom vendedor, mas um vendedor especialista. Uma peça estratégica nos negócios. 

Uma novidade para este ano na demanda é a abertura de vagas de Engenheiros de Reservatório, posição que está ligada ao setor de Óleo e Gás, o profissional é responsável pode desenvolver modelos de reservatórios integrados. A chance de mercado aparece por conta do aumento dos leilões dos blocos pela Petrobrás, o que ativa a demanda por profissionais atuantes desde o início da cadeia produtiva, tendo inclusive expectativas de retomada de contratações para outras áreas de engenharia, setor que foi bastante impactado nos últimos anos.

Para 2020, teremos empresas buscando profissionais qualificados, ou seja, a regra geral é se especializar. Vale ressaltar que as mudanças nas formas de recrutamento têm gerado processos mais minuciosos, que se convertem em escolhas assertivas, afinal, errar na contratação custa caro. Quer saber como aperfeiçoar o seu processo? Nossos consultores da EngSearch podem te ajudar.

Aproveite também e siga nossa página do LinkedIn para acompanhar oportunidades e novas matérias.

 

Posts mais vistos